Sempre escutamos da importância de uma alimentação equilibrada para termos uma melhor qualidade de vida. Mas qual seria a definição de alimentação equilibrada em nosso dia a dia?
Podemos definir que são refeições que oferecem ao organismo os nutrientes que ele necessita para seu bom funcionamento, escolhendo comidas saudáveis de cada grupo alimentar.
A importância da alimentação equilibrada
Com uma dieta inadequada, o corpo fica mais propenso a ter fadiga, baixo desempenho, doenças e infecções. O consumo em excesso de calorias e gorduras, especialmente gorduras saturadas, gorduras trans e açucares, são uma das causas dos altos índices de obesidade e doenças cardíacas ao redor do globo.
A infância é o melhor momento para começar a plantar hábitos de alimentação saudáveis para o coração. Crianças com dieta de baixa qualidade podem apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, e baixa performance acadêmica, além de estes hábitos poderem permanecer por toda a vida.
É importante salientar que uma alimentação equilibrada não é voltada necessariamente para o emagrecimento, este pode ser uma consequência, mas sim a um aumento na qualidade de vida das pessoas.
A alimentação correta não nos submete a dietas restritivas, mas nos permite consumir de forma equilibrada os alimentos dos oito grupos alimentares.
Como atingir alimentação equilibrada
A maneira mais fácil de se iniciar uma alimentação equilibrada é tomar como base a pirâmide alimentar, aquela que aprendemos na escola. A regra para a utilização da mesma é simples, os alimentos que estão na base da pirâmide devem ser consumidos em maior quantidade.
Já os alimentos do topo devem ter menor consumo no dia a dia. Cada grupo tem um papel fundamental no fornecimento di nutrientes para um bom funcionamento do corpo.
A base da pirâmide é formada pelos carboidratos, que são nossos principais fornecedores de energia. Acima da base estão os legumes e verduras, estes são fontes de fibras, vitaminas e minerais que controlam o funcionamento e o crescimento do corpo.
Ao lado dos legumes estão as frutas, que também são fonte de fibras, vitaminas e minerais.
Acima das frutas estão as carnes, ovos e leguminosas, fontes de proteínas, responsáveis na construção e reparação dos tecidos. Logo acima das verduras e legumes estão o leites e seus derivados, também fontes de proteínas, cálcio e vitaminas A e D.
As leguminosas (feijões, ervilha, grão de bico, lentilha e soja) são fontes de proteínas vegetais, eles são ricos em fibras e ajudam reduzir a absorção de carboidratos pelo sangue.
No topo da pirâmide estão as gorduras e açúcares, que devem ter um menor consumo.
Quais os principais benefícios de uma alimentação equilibrada?
- Fortalecimento do sistema imunológico, a carência de nutrientes faz você ficar doente mais facilmente;
- Equilíbrio hormonal – os nutrientes têm impacto na produção hormonal do ser humano, especialmente nas mulheres. A carência deles pode prejudicar o sono, afetar nosso humor e nossas emoções.
- Boa forma e vitalidade – os dentes ficam mais bonitos e a pele com aparência mais bonita
O segredo é comer com moderação e equilíbrio para ter uma alimentação e vida mais saudáveis, com relacionamentos interpessoais menos impactados pelas nossas alterações de humor, pelo menos as causadas por falta de nutrientes.